quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010



PROJECTO
“ TEATRO+EDUCAÇÃO” Jogos&Desafios - Oficinas Temáticas
quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2010
Desde 23 de Setembro de 2009 que o sector Teatro+Educação da Companhia se desloca à EB 1 da Glória, turma 3ºC, para desenvolver um projecto-piloto inserido nas oficinas temáticas previstas para este ano lectivo. Esta iniciativa visa promover o gosto pela leitura, apoiando iniciativas como o Plano Nacional de Leitura (PNL), bem como aproximar as crianças do Teatro, sensibilizando-as para as variadas profissões a ele associadas, dando a conhecer os vários processos de construção de um espectáculo teatral.
A proposta da Efémero é dar a conhecer o que está por detrás do pano, quem e quantas são as pessoas que "fazem o espectáculo acontecer". Por outras palavras, esta turma está a preparar um exercício na forma de espectáculo, para apresentar no final do ano, em que os principais intervenientes são os alunos - desde actores a actrizes, a desenhadores de adereços e figurinos, ilustradores e pintores, "dramaturgos"/escritores, assistentes de sala, distribuidores de publicidade, vendedores de bilhetes... e tudo proposto pelos alunos.
Com a orientação de dois elementos destacados pela Companhia, e supervisão da professora da turma, estes alunos, têm vindo a desenvolver variadas actividades todas as Quartas-Feiras na sua sala de aula - leituras, criação de textos narrativos e dramáticos, construção de cenas (de uma peça de teatro), construção de fantoches, jogos dramáticos e teatrais, exercícios de movimento, expressão corporal e técnica vocal.
Hoje, dia 3 de Fevereiro, os 25 alunos e a Professora fizeram uma visita de trabalho ao Estaleiro Teatral a fim de realizarem uma actividade que contemplava a compreensão do processo de construção de uma máscara e como é possível as mesmas serem tão adequadas a cada actor/actriz. Após uma exposição teórico-prática e respectiva demonstração da técnica de construção com a ajuda de uma actriz, todos foram convidados a fazer a sua própria máscara.

A melhor descrição está aqui em baixo, em forma de fotografias...

1 comentário:

ivoprata disse...

Lindos estes meninos e meninas. Trabalharam bem, com uma atitude muito "profissional".
É preciso continuarmos a trabalhar muito e afincadamente.
Beijinhos e abraços e agora está na hora de construirmos mais texto dramático!
;)