quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Rússia


RÚSSIA




Estudámos o texto: O Pires de Prata e a Maçã Madurinha

Há muito tempo houve um velho e uma velha que tinham três filhas. Enquanto as duas mais velhas eram espertalhonas, a mais nova era boa e ingénua. Aquelas exibiam vestidos vistosos, sapatos de salto alto, colares de contas douradas; a irmã boa, a Natacha, andava sempre de escuro, claros eram só os olhos dela. Por adorno tinha apenas uma rica trança loura que lhe caía até ao chão. Muito preguiçosas, as duas irmãs mais velhas passavam o dia ao espelho, enquanto Natacha se ocupava da casa, do campo e da horta. De sol a sol, arrancava ervas daninhas, ordenhava as vacas, rachava lenha e dava de comer aos patos. Por muitos recados de que a encarregassem, tudo cumpria de boa vontade, nunca se queixava e estava sempre bem disposta. As irmãs ralhavam-lhe e carregavam-na de trabalhos. E Natacha, calava-se.

E assim foram correndo as coisas.

Certa ocasião, o pai teve de ir à feira vender feno, e perguntou às filhas o que é que queriam que ele lhes trouxesse.

Uma delas pediu:

— Paizinho, compra-me seda para um vestido.

Outra disse:

— Para mim, compra veludo carmesim.

Natacha não disse nada, ficou calada. O velho teve pena dela e perguntou-lhe:

— Então, minha filha, não queres nada?

— Paizinho, compra-me uma maçã madurinha e um pires de prata.

As irmãs riram-se a valer de tal lembrança e escarneceram muito dela.

— Que tola, Natacha! O nosso pomar está cheio de maçãs, todas muito madurinhas. E o pires, para que é que o queres? Para dar de comer nele aos patos?

— Nada disso, manas. Vou rolar a maçã no pires e dizer ao mesmo tempo umas palavras mágicas. Foi uma velhinha que mas ensinou, por lhe ter dado um pão.

— Bom — interveio o pai — basta de troçarem da vossa irmã. Vou trazer o que cada uma pediu, está dito.

O pai foi à sua vida. Se andou muito ou pouco e se levou muito ou pouco tempo, não nos interessa: o que nos interessa é que chegou à feira. Ali vendeu o feno e comprou o que as filhas lhe haviam pedido: seda azul para uma, veludo carmesim para outra, o pires de prata e a maçã madurinha para Natacha.

Regressou o velho a casa, e as filhas mais velhas não cabiam em si de contentes com os presentes. E logo começaram a cortar as fazendas, rindo a bom rir da irmã:

— Fica com a maçã, para não seres parva…

Mas Natacha, sem fazer caso, sentou-se a um canto e, fazendo rolar no pires de prata a maçã madurinha, pôs-se a murmurar:

— Rola, maçã madurinha, rola pelo pires de prata, mostra-me cidades e campos, mostra-me florestas e mares, mostra-me montanhas em toda a sua altura e céus em toda a sua formosura, mostra-me a Rússia, minha mãe.

De repente, ouviram-se campainhas A casa iluminou-se toda: rolando a maçã madurinha no pires de prata, este pôs à vista cidades e prados, regimentos em manobras e barcos no mar alto, montanhas em toda a sua altura e céus em toda a sua formosura; o Sol a girar atrás da Lua lucilante, estrelas todas a andar à roda, cisnes no remanso, cantando doce e manso.

As irmãs não tiravam os olhos do tesouro da mais nova e ficaram-lhe com grande inveja.

Não suportando tal sofrimento, puseram-se as duas a imaginar a maneira de roubar a Natacha o pires e a maçã. Mas apesar de todas as tramóias, foi o mesmo que nada. Não lhes dando ouvidos, Natacha passava as noites a brincar com o pires. Perante aquilo, as irmãs teimaram com a irmã para que fosse com elas à floresta.

— Vamos aos morangos e bagas silvestres, querida mana, para paizinho e mãezinha comerem.

E foram. Na floresta, porém, bagas, nem uma. Morangos, nem sinal. Natacha puxou do seu pires, no qual fez rolar a maçã, e pôs-se a murmurar:

— Rola, maçã madurinha, rola no pires de prata, mostra-me onde há morangos e flores azuis.

Imediatamente se ouviu o som mavioso de campainhas e, rolando a maçã madurinha no pires de prata, este pôs à vista toda a floresta. Num sítio, havia morangos; noutro, flores azuis; ali, cogumelos; além, fontes a brotar e, no remanso, cisnes, cantando doce e manso.

Ao verem aquilo, as irmãs ficaram desesperadas, e por pouco não rebentaram de inveja. Perderam a cabeça, deitaram a mão a um pau nodoso, mataram a pobre Natacha, enterraram-na debaixo duma bétula e ficaram-lhe com o pires e a maçã. Voltaram a casa ao cair da noite, com os cestos cheios de cogumelos e bagas, e disseram ao pai e à mãe:

— A Natacha fugiu-nos. Procurámo-la pela floresta toda, e nada. Perdeu-se, e de certeza que foi comida pelos lobos.

Disse-lhes o pai:

— Rolai no pires a maçã, pode ser que esta nos mostre o paradeiro da nossa Natacha.

Embora mortas de medo, as irmãs não tiveram outro remédio senão obedecer. Mas o pires ficou mudo e a maçã não deu a ver nem florestas, nem campos, nem montanhas em toda a sua altura, nem céus em toda a sua formosura.

Nessa altura aconteceu andar um pastorinho à procura duma ovelhinha que se perdera na floresta. Viu uma bétula e, sob esta, um montículo recém-formado; à volta, havia muitas flores azuis e, no meio delas, um viçoso canavial.

O pastorinho cortou uma cana e fez uma flauta; pôs-se a tocar e a flauta, em vez de tocar, começou a dizer muito claramente:

— Toca, toca, pastor, toca na tua flauta de cana, pois tiraram-me a minha vida em flor, e tudo por mor do pires de prata e da maçã madurinha.

O pastor, logo que isto ouviu, correu a contar tudo aos aldeões.

Juntou-se gente, soltando ais. Também ali acorreu o pai da Natacha. E, mal pegou na flauta, esta começou a falar muito claramente:

— Toca, toca, pai, toca na tua flauta de cana, pois tiraram-me a vida em flor, e tudo por mor do pires de prata e da maçã madurinha.

O pai desatou a chorar, e pediu:

— Leva-nos, pastorinho, ao sítio onde cortaste a cana.

Foram lá e viram, debaixo duma bétula, flores azuis, e, nos galhos da árvore, pássaros a cantar.

Cavaram o montículo e encontraram, no fundo, a Natacha morta. Mas até parecia viva, adormecida, com as faces muito rubras.

A flauta continuava a tocar sozinha e a falar assim:

— Toca, toca, flauta, toca, flauta de cana, que as minhas irmãs trouxeram-me para a floresta e aqui me tiraram a vida em flor, tudo por mor do pires de prata e da maçã madurinha. Toca, toca, flauta, toca, flauta de cana. Arranja-me, paizinho, um pouco de água cristalina do poço de que bebe o rei.

As duas irmãs invejosas, quando viram o caso mal parado, puseram-se a tremer como varas verdes e, muito brancas, confessaram de joelhos o seu crime.

Fecharam-nas com fortes cadeados, até ordem real.

O velho preparou-se e foi à cidade buscar água milagrosa.

Se andou muito ou pouco, não se sabe, mas caminhou sempre sem parar até ao palácio da cidade real.

Viu o rei a descer por uma escada de ouro. O velho fez-lhe uma vénia até ao chão e contou-lhe tudo.

Resolveu o rei:

— Tira quanta água quiseres do meu poço, e logo que a tua filha regresse à vida, que venha à minha presença com o pires, a maçã e as malvadas das irmãs.

Feliz da vida, o velho fez-lhe outra vénia até ao chão e correu para casa com a água milagrosa.

Mal salpicou com a água o corpo da Natacha, logo esta se levantou e abraçou-se ao pai. Juntou-se o povo, que cantou de alegria.

O velho pôs-se a caminho da cidade com as filhas. Uma vez lá, levaram-nos aos aposentos do rei.

O rei apareceu e olhou para Natacha.

A menina era a primavera em flor: olhos resplandecentes como o sol, testa que desprendia um clarão da aurora, faces de pétalas, por onde escorriam, copiosas, lágrimas como pérolas.

O rei perguntou-lhe:

— Onde tens o teu pires e a maçã madurinha?

Natacha mostrou-lhos e fez rolar a maçã madurinha no pires de prata.

De repente, ouviu-se o som mavioso de campainhas. E o pires começou a mostrar cidades do reino, com regimentos de bandeiras desfraldadas em perfeita formatura. E eram tantos os tiros e o fumo, que logo tudo se deixou de ver.

Continuando a maçã madurinha a rolar no pires de prata, pôs este à vista toda a glória dos céus; o Sol a girar atrás da Lua lucilante, e as estrelas todas a andar à roda, e os cisnes no remanso cantando doce e manso.

O rei ficou assombrado e a linda menina banhada em lágrimas. E disse assim ao rei:

— Fica com a minha maçã madurinha e o pires de prata, mas perdoa às minhas irmãs. Peço-te por tudo.

Caiu isto em tanta graça ao rei, que disse:

— O teu pires é de prata, mas o teu coração é de ouro. Quero que sejas a minha mulher e a boa rainha deste meu reino. As tuas irmãs, perdoo-lhes de boa vontade por mo teres pedido.

E tudo acabou em bem. Houve festa de arromba. Tanto os músicos tocaram, que as estrelas do céu abaixo rolaram e tanto dançaram, que os soalhos rebentaram.

E bendito e louvado, está o conto acabado.

O pires de prata e a maçã madurinha
Moscovo, Edições Raduga, 1990


POEMA COLECTIVO


Rússia estamos a estudar,
Com as Matrioshkas para brincar,
Monumentos visitar,
Com a bandeira a abanar.

Ao Espaço vamos chegar
Com o Expresso a passar,
Oito dias vai demorar,
Até acabar.

A Rússia estamos a estudar...

Sem comentários: